Blog da Minas France

Qual a melhor opção para financiar um carro?

A compra do carro novo sempre representa uma grande realização. Seja pela conquista de independência, pela paixão por carros ou para agregar a frota de serviços de uma empresa, a compra do carro é um acontecimento importante. Porém, essa tarefa vai muito além de apenas escolher a cor e modelo. Comprar um carro exige planejamento financeiro e cuidados para não transformar o sonho em pesadelo. Você sabe como pode financiar um carro?

 

Existem quatro modalidades de pagamentos mais utilizadas no Brasil e, para orientar você a fazer o melhor negócio, preparamos esse post com as vantagens e desvantagens de cada uma. Venha conhecer!

1. Financiar um carro pelo banco

Financiar um carro pelo banco pode ser uma opção interessante se você tem pressa de sair da concessionária dirigindo o seu carro novo. No entanto, deverá pagar um preço por isso. Os juros cobrados deverão ser mais altos para compensar o risco da operação, principalmente se você for um cliente novo ou não tiver um forte relacionamento com o banco. Nessa modalidade, o financiamento do veículo só será vantajoso se você for um cliente mais antigo ou preferencial do banco para receber algumas regalias como taxas e juros reduzidos. Clientes com bons históricos representam menor risco e, por isso, se beneficiam de descontos.

2. Financiar um carro por leasing

Na modalidade de financiamento por leasing o novo proprietário pode se beneficiar com juros e taxas mais baixos do que os praticados pelos bancos. O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), por exemplo, não incide no contrato de leasing. Porém, financiar um carro por leasing exige muita atenção ao contrato, já que representa um aluguel com opção de compra. O carro fica alienado ao banco ou financiadora até a sua quitação total com opção de compra pelo valor determinado previamente no contrato. Outro problema é que com a alta do índice de inadimplência, essa modalidade de financiamento ficou mais restrita aos melhores clientes e não são encontradas disponíveis com tanta facilidade no mercado.

3. Financiar um carro por consórcio

A principal vantagem de financiar um carro através de um consórcio é a ausência dos juros cobrados pelo financiamento bancário reduzindo o valor das parcelas mensais. Mas é preciso ficar atento as taxas de administração cobradas pela empresa, pois se forem muito altas anulam essa vantagem financeira. Essa modalidade torna-se vantajosa para quem não tem urgência em adquirir o carro. Caso contrário, será um péssimo negócio. Isso por que, no consórcio, você precisa dar um lance alto ou ser sorteado para ser contemplado.

4. Financiar um carro pela própria concessionária

Entre todas as modalidades de financiamento, essa é a mais interessante. Além de você poder sair da concessionária dirigindo o seu carro novo no mesmo dia da compra, poderá também contar com juros e taxas muito reduzidas. Isso acontece por que as concessionárias possuem seus próprios bancos financiadores e podem repassar para os clientes certos subsídios. Outra grande vantagem em financiar um carro pela concessionária é a rapidez na consulta e liberação de crédito para a operação.

Cada modalidade de financiamento apresenta vantagens consideráveis, mas na comparação com as desvantagens, financiar um carro pela concessionária é a melhor opção.

E aí, gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião e experiências com a gente!