Blog da Minas France

Quais são os acessórios para carro que aumentam a segurança?

Com a constante evolução da indústria automobilística, era de se esperar que o número de acessórios para carro disponíveis no mercado acompanhasse esse crescimento — e é claro que a segurança dos veículos não poderia ficar de fora dessa!

De pequenas luzes traseiras adicionais a rastreadores contra furto, são diversos os itens procurados para aumentar a segurança dos passageiros e do veículo. Você sabe quais são eles? Hoje, mostraremos aqui alguns dos principais acessórios para carro que podem aumentar a segurança do seu veículo!

Sistemas antifurto

Com os assaltos aumentando cada vez mais, é grande a procura para sistemas contra roubo e furto. A trava de volante e pedal é um item simples e barato (cerca de R$ 50,00), muito indicado para quem deixa o veículo na rua.

Os alarmes também são muito procurados, existindo vários modelos, os mais indicados os antifurto sonoros que cortam o combustível. Além da segurança, com a instalação dele você pode conseguir até dez por cento de desconto no seguro.

Outro acessório muito simples que também fornece desconto é a trava elétrica, que fecha os vidros e trava as portas automaticamente. Já os localizadores indicam onde está o veículo assim que você aciona a central informando o furto.

Os rastreadores são mais completos, informando a exata posição do carro mesmo sem o acionamento da central, fazendo um monitoramento completo.

Acessórios auxiliares

Além da proteção contra furtos e roubos, podemos ter vários acessórios que evitam pequenas batidas e colisões, ajudando na conservação do veículo para futuras vendas e trocas.

Um deles é a câmera de ré, que antes somente era encontrada em modelos mais caros. Hoje é possível ter uma por cerca de R$ 70,00, e ela auxilia nas balizas mais apertadas, evitando pequenas batidas contra outros carros em estacionamentos e garagens.

Outro é o brake light, tratando-se de uma pequena luz a mais instalada no vidro traseiro, indicando que você está freando. Ela pode ser muito útil contra batidas traseiras.

Outra medida muito comum é o uso de películas nos vidros. Existem as mais comuns, que escurecem o interior dos carros, aumentando a sensação de proteção, até os modelos antivandalismo, que deixam os vidros mais fortes em caso de quebra ou estilhaçamento

Acessórios contra acidentes

Essa é outra questão fundamental, pois envolve a segurança de todos os passageiros do veículo.

Começamos com o cinto de segurança, obrigatório para todos que estiverem no carro, inclusive para os que estiverem atrás. Quase todos os modelos mais novos têm indicadores no painel para quem não está usando. Além da proteção, lembre-se que não usar o cinto também dá multa.

Já os freios ABS e airbags são itens de fábrica no Brasil desde 2014, e no caso do airbag ele deve ser duplo (carona e passageiro). O encosto de cabeça pode parecer um item de menor importância, mas ele pode prevenir uma séria lesão na coluna cervical no caso de uma batida mais forte.

Lembre-se também sempre da cadeira de bebê ou criança até sete anos, que são obrigatórias no país!

Como você viu, são muitos os acessórios para carros que podem aumentar a segurança de você e todos os passageiros do veículo. Para ficar por dentro de mais novidades do mundo dos acessórios veiculares, siga nossa página no Facebook!